POLINÉSIA FRANCESA

POLINÉSIA FRANCESA




A Polinésia Francesa (em francês: Polynésie française, pronunciado: [pɔlinezi fʁɑ̃sɛz]; em taitiano: Pōrīnetia Farāni) é um território da Polinésia dependente da França, com o estatuto de coletividade de ultramar (em francês: collectivité d'outre-mer), por vezes oficiosamente descrita como um país ultramarino (em francês: pays d'outre-mer). Localiza-se no Oceano Pacífico sul, a aproximadamente 6 000 quilômetros a leste da Austrália, sendo-lhe os territórios mais próximos o Quiribati, a noroeste, a colónia britânica de Pitcairn, a leste, e as Ilhas Cook, a oeste.

Considerando a dispersão de suas ilhas e atóis, é um dos mais vastos territórios do Pacífico, espalhando-se por cerca de 2,5 milhões de quilômetros quadrados de oceano, embora possua uma área terrestre total de apenas 4 187 km². A Polinésia Francesa inclui cinco arquipélagos: o das Marquesas, o de Tuamotu, o de Gambier, o das Austrais e o da Sociedade (dividido em dois grupos, o das Ilhas de Barlavento e da Ilhas de Sotavento), além de algumas ilhotas exteriores a estes grupos, num total global de 118 ilhas e atóis, das quais 67 são habitadas.

O Taiti, localizado nas Ilhas Sociedade, é a ilha mais populosa, e contém a capital do território, Papeete. Em 2012, continha mais de 68% da população total da Polinésia Francesa. Apesar de nunca ter feito parte oficial do território, a ilha de Clipperton foi administrada a partir da Polinésia Francesa até 2007.

Após a Grande Migração Polinésia, exploradores europeus visitaram as ilhas da Polinésia Francesa em várias ocasiões. Comerciantes e baleeiros também passaram pela ilhas. Em 1842, os franceses ocuparam a região insular e estabeleceram um protetorado, ao qual chamaram Estabelecimentos dos Franceses na Oceania (em francês: Etablissements des français en Océanie (EFO)).

Em 1946, os EFO tornaram-se um território de ultramar, ao abrigo da constituição da Quarta República Francesa, e foi dado o direito de voto e cidadania aos polinésios. Em 1957, os EFO foram rebatizados de Polinésia Francesa. Desde 28 de março de 2003, a Polinésia Francesa é uma coletividade de ultramar da República Francesa, ao abrigo da revisão constitucional do artigo 74, tendo mais tarde, com a lei 2004-192 de 27 de fevereiro de 2004, ganho autonomia administrativa, bem como duas manifestações simbólicas: o cargo de Presidente da Polinésia Francesa e a designação acessória de "país ultramarino".

BORA BORA

Por Este ficheiro foi inicialmente carregado por Sba2 em Wikipédia em inglês - Transferido de en.wikipedia para a wiki Commons., CC BY 2.5, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=3636701


Bora Bora é uma ilha do grupo das Ilhas de Sotavento do arquipélago de Sociedade na Polinésia Francesa, um território ultramarino francês localizado no Oceano Pacífico.

A ilha está situada a cerca de 230 quilómetros a noroeste de Papeete (Taiti), encontra-se rodeada por uma laguna delimitada por um recife de coral de onde sobressaem algumas pequenas ilhotas, os motus. No interior deste arco erguem-se dois picos, o Monte Pahia e o Monte Otemanu, este último com 727 m de altitude (o ponto mais alto da ilha), reminiscências de um vulcão entretanto extinto. O nome original da ilha em língua taitiana, Pora Pora, pode ser traduzido como nascida primeiro.
Por Johnny28 - taken by Johnny28 with Nokia 7600, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=949234

Administrativamente a ilha faz parte da comuna (municipalidade) de Bora-Bora, pertencendo esta à divisão administrativa das Ilhas de Sotavento. Em Agosto de 2007 a sua população rondava as 8 880 pessoas. A povoação principal, Vaitapé, situa-se na parte ocidental da ilha, em oposição ao principal canal de entrada na laguna. Os produtos insulares estão limitados ao que pode ser obtido do oceano e aos coqueiros, historicamente de grande importância económica devido à copra.

TAITI




O Taiti (em francês Tahiti) é a maior ilha da Polinésia Francesa, localizada no conjunto Barlavento do arquipélago das Ilhas da Sociedade. A capital é Papeete, situada na costa noroeste da ilha.

Com uma distância de 45 quilômetros entre seus pontos mais extremos e cobrindo uma área de aproximadamente 1045 quilômetros quadrados, o Taiti divide-se em duas porções quase circulares. A maior situa-se na metade noroeste da ilha e é conhecida como Tahiti Nui (Grande Taiti), enquanto a metade sudeste, muito menor, é denominada Tahiti Iti (Pequeno Taiti). A ilha foi formada por atividade vulcânica, sendo circundada por recifes de coral. Seu interior é montanhoso. Seu pico mais elevado, o Monte Orohena, culmina a 2241 metros de altitude. O clima é quente e úmido.
Por fr:Utilisateur:FRED - Obra do próprio (from French Wikipedia), CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1224752

De acordo com o censo de 2012, o Taiti apresenta uma população estimada em 186,9 mil habitantes, sendo a comuna de Faa'a a mais populosa, com aproximadamente 30 mil habitantes.[2] Tais números fazem do Taiti a ilha mais populosa da Polinésia Francesa, representando 68,5% de sua população total.

A ilha era parte do Reino do Taiti até a anexação pela França em 1880, quando foi proclamada colônia francesa. O idioma oficial é o francês, apesar de o taitiano ser amplamente falado pelos nativos.


MOOREA



Moorea (Mo´orea na língua taitiana normalizada) é uma ilha vulcânica das ilhas da Sociedade na Polinésia Francesa. Apenas a 17 km a noroeste de Taiti é denominada por vezes como "a ilha irmã".

O nome de Moorea quer dizer 'lagarto dourado'. Uma lenda explica que um lagarto gigante partiu com a cauda as duas baías ao norte. Estas baías são as de Opunohu e a de Cook ou Paopao. Curiosamente James Cook, em 1777, ancorou na baía de Opunohu e não na de Paopao. O miradouro de Belvedere (ou Roto Nui) é um ponto de atracção com esplêndidas vistas para ambas as baías.

O nome histórico é Aimeho, ou Eimeo, que quer dizer 'refúgio'. A proximidade com Tahití faia que se utilizasse como refúgio para os guerreiros derrotados. Um exilado foi o rei Pomare II que em 1808 se instalou durante sete anos depois da revolta provocada ao tentar estabelecer um reino absolutista. Hoje em dia continua a ser um refúgio de fim-de-semana para os que querem fugir da capital Papeete.

Baía de Cook em Moorea.

Vista de Moorea a poente de Taiti.

Para Samuel Wallis (1767) foi a ilha de York, e para o espanhol Domingo Boenechea (1772) a ilha de Santo Domingo.

A área total é de 133,5 km², e a altitude máxima é de 1207 m no Monte Tohiea. A ilha tem um perfil montanhoso, com as vertentes cobertas de plantações de ananás, abacates e toranjas. Além das duas grande baías, tem oito vales que formam uma estrela. Outra lenda diz que a ilha é um polvo. Ao redor está rodeada por uma lagoa com praias de areia.

Este perfil rochoso e escarpado, presente constantemente a oeste de Taiti, levou a que o escritor norte-americano William Somerset Maugham, no livro The Moon and Sixpence (1919), a descrevesse como uma Montserrat do Pacífico.

Juntamente com Maiao forma a comuna de Moorea-Maiao com 14550 habitantes.

Quer saber sobre este pacote de viagem fale conosco
Ou se preferir entramos em contato com voce cadastre se

O MUNDO AO SEU ALCANCE

Referências

  1.  Adoptado como hino pela Assembleia da Polinésia Francesa.
  2.  «Population des communes de Polynésie française» (em francês). INSEE. Consultado em 13 de outubro de 2013
  3. ↑ Ir para:a b «French Polynesia». Nações Unidas. Consultado em 19 de agosto de 2016
  4.  « A taxa de criminalidade, ou seja, o número de ocorrências registadas por cada 1000 habitantes, fixou-se em 35,73 (em 2005 39,63), um número significativamente baixo em comparação com o ano de 2000 (média nacional: 62,35). », alto-comissário da Polinésia FrancesaAbertura da conferência de imprensa «Segurança interna», em 2 de fevereiro de 2007[1] Arquivado em 30 de abril de 2009, no Wayback Machine.
  5.  Recenseamento da população de 2007: População legal em 20 de Agosto de 2007 [2]Arquivado em 18 de janeiro de 2012, no Wayback Machine.
  6.  «Recenseamento da população de 2007: População legal em 20 de agosto de 2007»(em francês). Consultado em 15 de julho de 2011. Arquivado do original em 18 de janeiro de 2012
  7.  «O taitiano é proibido na Assembleia da Polinésia» (em francês). RFO. 6 de outubro de 2010. Consultado em 15 de julho de 2011. Arquivado do original em 23 de outubro de 2010
  8.  (em francêshttp://www.ispf.pf
  9.  http://www.tlfq.ulaval.ca/axl/Langues/2vital_inter_francaisTABLO.htm



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RÉVEILLON: CINCO lugares para conhecer enquanto estiver em Salvador.

ILHA GRANDE

Montego BayJamaica