FOZ DO IGUAÇU

 FOZ DO IGUAÇU




Por Martin St-Amant (S23678) - Obra do próprio, CC BY 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=3946052




Foz do Iguaçu é um município brasileiro do estado do Paraná. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2019, era de 258 532 habitantes. A distância rodoviária até a capital do estado é de 643 quilômetros e sua área territorial é de 617,701 km², dos quais 61,200 km² estão em perímetro urbano.

Segundo artigo publicado pela revista Exame em março de 2014, é o terceiro destino de turistas estrangeiros no país e o primeiro da região sul.

Conhecida internacionalmente pelas Cataratas do Iguaçu, uma das vencedoras do concurso que escolheu as 7 Maravilhas da Natureza, e pela Usina Hidrelétrica de Itaipu, a segunda maior do mundo em tamanho e primeira em geração de energia, que em 1996 foi considerada uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis.

A cidade integra uma região urbana com mais de 700 mil habitantes, constituída também por Ciudad del Este, no Paraguai, e Puerto Iguazú, na Argentina, países com os quais a cidade faz fronteira. Iguaçu é topônimo indígena, podendo ser decomposto originalmente em Y (água) e guazú (grande), ocorrendo, por acréscimo de uma vogal, a atual denominação. Seus moradores são designados usualmente pelo gentílico iguaçuenses
Turismo

As principais atrações da cidade são o conjunto de quedas denominadas Cataratas do Iguaçu [38][39][40], no Parque Nacional do Iguaçu (Patrimônio Mundial Natural da Humanidade tombado pela UNESCO), a Hidrelétrica Binacional de Itaipu (maior hidrelétrica do mundo em produção anual de energia), o Marco das Três Fronteiras, a foz do Rio Iguaçu no Rio Paraná (área onde as fronteiras da Argentina, Brasil e Paraguai se encontram), a Ponte Internacional da Amizade (divisa entre Brasil e Paraguai) e Ponte da Fraternidade (divisa entre Brasil e Argentina), o Parque das Aves (com aproximadamente 900 aves de 150 espécies), entre outras.

Panorama do lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu. Ao fundo é possível ver a passarela do lado argentino.

Vista panorâmica da usina à noite
Infraestrutura

Ponte Internacional da Amizade.

Foz do Iguaçu conta com um dos maiores parques hoteleiros do Brasil, além do Aeroporto Internacional Cataratas, servido pelas principais companhias aéreas nacionais e algumas internacionais.

Além das conhecidas atrações turísticas, conta com uma grande variedade de restaurantes, churrascarias, bares e casas noturnas e dois shopping center.


Vista das Cataratas do Iguaçu.
Características
Altura 82 m
Localização
Rio Iguaçu
Países Argentina
Brasil
Região América do Sul
Local Foz do Iguaçu - Puerto Iguazú




Cataratas do Iguaçu (em castelhano: Cataratas del Iguazú) é um conjunto de cerca de 275 quedas de água no rio Iguaçu (na Bacia hidrográfica do rio Paraná), localizada entre o Parque Nacional do Iguaçu, Paraná, no Brasil, e o Parque Nacional Iguazú em Misiones, na Argentina, na fronteira entre os dois países. A área total de ambos os parques nacionais corresponde a 250 mil hectares de floresta subtropical e é considerada Patrimônio Natural da Humanidade.

O parque nacional argentino foi criado em 1934, enquanto o parque brasileiro foi inaugurado em 1939. Ambas as áreas de proteção com o propósito de administrar e preservar o manancial de água que representa essa catarata e o conjunto do meio ambiente ao seu redor. Os parques tanto brasileiro como argentino passaram a ser considerados Patrimônio da Humanidade em 1984 e 1986, respectivamente. Desde 2002, o Parque Nacional do Iguaçu é um dos sítios geológicos brasileiros.

Historicamente, o primeiro europeu a achar as Cataratas do Iguaçu foi o espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca, no ano de 1541. Atualmente, é o segundo local mais visitado por estrangeiros no Brasil.Em época de chuva, as Cataratas do Iguaçu chegam a ser a 3ª maior do mundo em volume de água. Sua vazão chega a aumentar 10 vezes, chegando a 11,3 mil metros cúbicos por segundo, quando o normal é 1,5 mil.

As Cataratas do Iguaçu participaram da campanha mundial de escolha das sete maravilhas naturais do mundo, organizada pela Fundação New 7 Wonders. As cataratas ficaram entre as 28 finalistas da campanha, que durou até o fim do ano 2011 quando foi atingido o número de 1 bilhão de votos. No dia 31 de janeiro de 2012, o Google preparou um doodle especial em homenagem a descoberta das Cataratas do Iguaçu por Álvar Núñez Cabeza de Vaca.


Turismo

A maioria dos visitantes alcançam as quedas do lado argentino através da cidade de Puerto Iguazú. O Brasil (e também o Paraguai[16]) exige dos cidadãos de alguns países que entram pela Argentina a obtenção de vistos, o que é demorado. Por exemplo, os visitantes da América do Norte que vêm da Argentina para ver as cataratas do lado brasileiro devem solicitar pessoalmente um visto no consulado brasileiro na cidade argentina de Puerto Iguazú.

Existem dois aeroportos internacionais perto das Cataratas do Iguaçu: o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu (IGU) e o Aeroporto Internacional Cataratas del Iguazú (IGR). Ambos os aeroportos estão a vários quilômetros das Cataratas do Iguaçu e das cidades vizinhas de Foz do Iguaçu, no Brasil, e Puerto Iguazú, na Argentina. A LATAN Airlines e a Aerolíneas Argentinas tem voos diretos a partir de Buenos Aires e várias companhias aéreas brasileiras como a LATAM, Gol e Azul oferecem serviços das principais cidades brasileiras até Foz do Iguaçu.

As quedas podem ser alcançadas a partir das duas principais cidades dos dois lados das cataratas, Foz do Iguaçu, no estado do Paraná, no Brasil, e Puerto Iguazú, na província de Misiones, Argentina, bem como a partir de Ciudad del Este, no Paraguai, do outro lado do rio Paraná. As quedas são compartilhados pelo Parque Nacional Iguazú (Argentina) e pelo Parque Nacional do Iguaçu (Brasil). Os dois parques foram designados Patrimônio Mundial da UNESCO em 1984 e 1987, respectivamente.

No lado brasileiro, existe uma passarela ao longo do cânion com uma extensão para a base inferior da Garganta do Diabo. O passeio de helicóptero que oferece vistas aéreas das quedas estão disponíveis apenas no lado brasileiro, a Argentina proibiu tais excursões devido aos seus efeitos nocivos[carece de fontes] sobre o meio ambiente. Do Aeroporto de Foz do Iguaçu o parque pode ser alcançado por táxi ou ônibus. Há uma taxa de entrada para o parque. Ônibus gratuitos frequentes são fornecidos para vários pontos dentro do parque. A cidade de Foz do Iguaçu está a cerca de 20 km de distância e o aeroporto está entre o parque e a cidade.

O acesso pela Argentina é facilitado pelo Trem Ecológico. O trem leva os visitantes diretamente para a entrada da Garganta do Diabo, bem como as trilhas superiores e inferiores. O Paseo Garganta del Diablo é uma trilha de um quilômetro de comprimento que leva o visitante diretamente sobre as quedas da Garganta do Diabo. Outras passagens permitem o acesso ao trecho alongado de quedas do lado argentino e á balsa que liga a ilha de San Martin.


Parque das Aves

Um dos viveiros para aves presentes no parque.
Localização Foz do Iguaçu - Paraná
País Brasil
Tipo privado
Área 16 ha
Inauguração 7 de outubro de 1994 (25 anos)

O Parque das Aves é um parque temático localizado na cidade de Foz do Iguaçu, no estado brasileiro do Paraná.

Situado próximo às Cataratas do rio Iguaçu, o parque possui 16 hectares de mata nativa, com 1.500 animais entre aves, répteis e mamíferos, de 140 espécies diferentes. É uma instituição privada que trabalha como um centro de conservação integrada de espécies da Mata Atlântica, pesquisando a reprodução em cativeiro e preservando animais ameaçados de extinção.

A sua estrutura conta com 1.300 metros de trilhas, onde são dispostos as aves para observação, e ambientes que imitam ecossistemas naturais para alguns espécies, como para os jacarés, jiboias, saguis e borboletas.
 ENTÃO TRAVELERS VIRAM COMO É UM PASSEIO MARAVILHOSO PARA VOCE FAZER COM SEU PAR, SUA FAMILIA E ATE MESMO SOZINHO.
QUE SABER MAIS SOBRE NOSSO PACOTE PROMOCIONAL ACESSE
QUER FALAR COM NOSSO CONSULTORES ACESSE 

O MUNDO AO SEU ALCANCE
#travelandfun #foz #iguaçu #viagens #diversão #natureza #brasil #sul #parana #belezasnaturais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RÉVEILLON: CINCO lugares para conhecer enquanto estiver em Salvador.

ILHA GRANDE

Montego BayJamaica