João Pessoa vai te Surpreender


João Pessoa é um município brasileiro, capital do estado da Paraíba., a capital paraibana é a oitava cidade mais populosa da Região Nordeste e a 23ª do Brasil, sendo, no seu estado, o município mais populoso. Fundada em 5 de agosto de 1585 com o nome de Cidade Real de Nossa Senhora das Neves, João Pessoa é considerada a terceira cidade mais antiga do Brasil.

É conhecida como "Porta do Sol", devido ao fato de, no município, estar localizada a Ponta do Seixas, que é o ponto mais oriental das Américas, o que faz a cidade ser conhecida como o lugar "onde o sol nasce primeiro no continente americano", João Pessoa recebeu o título de "segunda capital mais verde do mundo", é ainda a cidade mais verde do Brasil. Por conta do Jardim Botânico Benjamim Maranhão, localizado na área central da cidade com 515 hectares de mata atlântica preservada


A cidade teve o seu centro histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2007. Inscrito nos seguintes Livros do Tombo: Histórico e Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico. Seu tombamento foi em circunstância de ser uma das primeiras cidades fundadas no Brasil. Recebeu em 2017 o título de cidade criativa pela Unesco, colocando João Pessoa como "Cidade Brasileira do Artesanato". O reconhecimento de João Pessoa a coloca na rota turística brasileira por sua arte popular. Esse reconhecimento teve grande contribuição e influência, devido ao projeto sereias da Penha; onde mulheres artesãs realizam o trabalho manual, dialogando com o design, moda, economia criativa, destacando a arte com escamas de peixe em fios de cobre.




PONTOS TURÍSTICOS
PRAIA DE TAMBAÚ




Tambaú é uma praia brasileira do estado da Paraíba. Com 8 km de extensão, é composta de areia batida e fina, com águas de cor verde azuladas. Ë o ponto de partida a Picãozinho, ponto turístico de beleza natural. A praia possuía um píer, que era uma estrutura de atracação de embarcações e de passeio turístico. Foi construído em 1994 ao lado do Tambaú Hotel, na divisa com a Praia de Manaíra. Em dezembro de 2007, os dois primeiros vãos da estrutura ruíram devido à força dos ventos e das ondas do mar.





PRAIA DE CABO BRANCO


Cabo Branco
é uma praia urbana brasileira de João Pessoa, capital do estado da Paraíba. De areia fina e batida, a praia apresenta ainda coqueiros e «falésias vivas», denominação dada pela ação dos fenômenos naturais que atuam nas falésias de até 40 metros. Na Avenida Cabo Branco nº 3336, à beira-mar, está situada a Fundação Casa de José Américo. A casa, transformada em museu, guarda todas as características de quando José Américo de Almeida nela residia. A fundação é um centro de estudos, pesquisa e difusão científica.




PRAIA DO BESSA


Bessa é uma das praias mais procuradas, visitadas e conhecidas do litoral pessoense e situa-se no bairro de mesmo nome (Bessa). Faz divisa com a praia de Manaíra ao sul, ainda em João Pessoa, e a praia de Intermares, ao norte, em Cabedelo). As praias do Bessa e a de Intermares são divididas pelo rio Jaguaribe. Em torno da praia há diversos bares e restaurantes, estacionamentos e casas na praia. Recentemente, houve polêmica em relação a permanência dos bares na orla do Bessa, muitos deles em situação irregular. Em 2012, os bares finalmente foram retirados.






PICÃOZINHO


Picãozinho é uma formação de recifes, que fica localizado a cerca de 1500 metros da praia de Tambaú no litoral de João Pessoa - PB. O recife é bastante procurado por apresentar águas claras e uma diversificada fauna e flora marinha. É possível alugar máscaras de mergulho nas embarcações. Durante o trajeto da praia de Tambaú até o recife de Picãozinho, pode-se avistar a barreira do Cabo Branco e a Estação Cabo Branco uma das mais importantes atrações da cidade, além das praias de Cabo Branco e Tambaú. Atualmente está vetada a oferta de alimento para atrair os peixes, em virtude dos prejuízos ao meio ambiente provocado por tal atividade. Porém mesmo sem os alimentos é possível vê-los frequentemente.






PISCINAS NATURAIS DO SEIXAS


Seixas é uma praia brasileira localizada em João Pessoa, estado da Paraíba. Faz limite com a praia da Penha ao sul e praia do Cabo Branco ao norte, sendo frequentada principalmente pela população de bairros da zona sul da cidade. as imediações do Farol do Cabo Branco, na Praia do Seixas, encontra-se o local ideal para os adeptos do mergulho e esportes náuticos: as Piscinas Naturais do Seixas, onde encontra-se centenas de espécies de peixes, algas, répteis (tartarugas marinhas), moluscos, crustáceos e outros organismos marinhos; um cenário paradisíaco, repleto de biodiversidade.




CENTRO HISTÓRICO


O Centro Histórico de João Pessoa está localizado nos bairros do Centro, Róger, Jaguaribe, Tambiá e Varadouro, na cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba. Foi reconhecido como patrimônio histórico nacional em dezembro de 2007.








PARQUE SÓLON DE LUCENA


O Parque Sólon de Lucena, também conhecido como Parque da Lagoa, é um espaço público da cidade de João Pessoa, capital do estado brasileiro da Paraíba. Um dos principais símbolos da cidade, o parque situa-se no centro da capital paraibana e apresenta belos jardins e uma lagoa, ao centro, com um grande espelho d'água circular cercado por palmeiras-imperiais. Sua localização centralizada, assim como seu conjunto paisagístico, o transformou num dos principais cartões postais da cidade, bem como palco de importantes acontecimentos sociais.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comissários de bordo revelam 10 coisas que você nunca deve usar em um avião

Rio de Janeiro: Região Serrana