Balneário Camboriú




Balneário Camboriú pertence à Região Metropolitana da Foz do Rio Itajaí, que fica na porção norte do litoral de Santa Catarina. De acordo com dados do último Censo, a cidade tem aproximadamente 125.000 habitantes. No verão, o número de turistas ultrapassa facilmente a casa do milhão, sendo que a maioria deles vêm de estados e países vizinhos.

O clima de Balneário Camboriú pode ser considerado ameno. No verão, a média de temperatura é de 25ºC, ainda que a sensação térmica possa atingir picos de 40ºC. Já no inverno, são frequentes os dias com temperaturas abaixo dos 10ºC. Não há uma estação seca e a média de chuvas é definida por fenômenos como o El Niño e o La Niña.

A cidade conta com uma ótima infraestrutura urbana e faz do turismo uma de suas principais atividades econômicas. Conta com uma excelente rede hotelera, gastronomia diversa, atrativos turísticos importantes e está próxima de algumas das principais atrações turísticas do estado de Santa Catarina: Parque Beto Carrero World, as Praias de Bombinhas e a cidade de Blumenau. De início, Balneário Camboriú recebia uma grande quantidade de visitantes apenas no verão. Hoje, com a promoção de eventos corporativos, acadêmicos e religiosos, ela também se garante como um bom destino na baixa temporada.

Praias

Sem dúvidas, elas são o principal atrativo de Balneário Camboriú. As praias do norte da cidade são de difícil acesso e, portanto, pouco frequentadas. Já as praias do sul contam com a Rodovia Interpraias, que foi construída na década de 1990. Ainda assim, a Praia Central continua sendo o destino certo para quem quer relaxar, praticar esportes ou passear.
Parque Unipraias.

Caso você faça uma visita às praias do sul da cidade, não deixe de conhecer o Parque Unipraias. Lá, você pode pegar um bondinho e ir até a primeira estação, que fica no alto de um morro e conta com uma das mais belas vistas de Balneário Camboriú, além de várias trilhas ecológicas. Já a segunda estação fica na Praia das Laranjeiras, uma das mais belas do município.

Casa Linhares

A Casa Linhares, remanescente dos anos 1950, é uma edificação em alvenaria, de dois pavimentos, com telhado de quatro-águas, sustentado por vigas de madeira maciça falquejada, que no linguajar local significa "cortada à facão". A história que envolve a casa reforça a riqueza do local. Construída para moradia do casal Ademar Linhares e Néia Bastos, com recursos de uma boa negociação do café da região, teve suas telhas especialmente encomendadas com a primeira forma da Cerâmica Bastos (Camboriú). Ademar Linhares, montou a primeira mercearia do local, que abastecia todas as famílias que moravam nas praias agrestes. Posteriormente, a casa abrigou a primeira farmácia da Barra, e uma barbearia e hoje abriga a sede da Escola de Arte e Artesanato "Cantando, Dançando e Tecendo nossa História", devido as suas características estéticas, históricas e por sua localização, em frente à Capela de Santo Amaro e da Praça dos Pescadores.


Cristo Luz

Bastante parecido com o famoso Cristo Redentor, o Cristo Luz é uma estátua de 33 metros de altura que fica no alto de um morro. Lá em cima há um espaço reservado para eventos, diversos restaurantes e um museu de temática religiosa. À noite, o Cristo Luz é iluminado e pode ser visto de vários pontos da cidade.

Bairro da Barra

Balneário Camboriú nasceu no Bairro da Barra, o que significa que alguns dos edifícios mais importantes para a história da cidade estão lá. A Capela de Santo Amaro foi construída em 1849 e foi tombada por Santa Catarina como patrimônio histórico. Já a Casa Linhares data da década de 1950 e abriga a Escola de Arte e Artesanato da Fundação Cultural de Balneário Camboriú.

Capela de Santo Amaro

A Capela de Santo Amaro, antiga Igreja Matriz do Bom Sucesso, ajuda a contar história da região. É uma edificação singela, quase desprovida de ostentação, seguindo em linhas gerais o "modelo original" da Igreja Jesuíta de Nossa Senhora das Graças de Olinda (Pernambuco), que serviu de base para a arquitetura luso-brasileira até o limiar do século XX. Tombada como Patrimônio Histórico pelo Estado de Santa Catarina através do Decreto 2 992, de 25 de junho de 1998, e pelo município de Balneário Camboriú pelo Decreto 3 007, de 10 de setembro de 1998, a Capela passou por intervenção de restauro no ano de 2008, com recursos estaduais e municipais. Sua construção foi autorizada no início do século XIX, mas especula-se que somente no ano de 1849 a obra foi iniciada, no antigo "arraial do Bom Sucesso". A assimetria nas paredes laterais, as vigas de arranque na parte posterior da edificação, a diferença de materiais e a incomum mudança de "matriz" para "capela" são indícios de que o projeto original foi descartado e a obra continuada de forma mais simplificada. Segundo a história oral resgatada na comunidade, isso se deve ao fato da comunidade ter encontrado recursos naturais potencialmente mais rentáveis rio acima, mudando a sede para onde hoje é o município de Camboriú, do qual Balneário Camboriú se emancipou em 1964. A capela situa-se no Bairro da Barra, em frente à Praça dos Pescadores e da Escola de Arte e Artesanato sediada na Casa Linhares.

Turismo

O turismo é a principal fonte de renda da cidade. O município conta com uma população fixa de 128 mil habitantes, mas na alta temporada cerca de 4 milhões de turistas se revezam entre os meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Segundo a Secretaria Municipal de Turismo, Balneário Camboriú é considerada um dos principais polos turísticos do Sul do Brasil e recebe turistas de todas as regiões do país e do exterior. São 18 mil leitos divididos entre hotéis, pousadas e casas de veraneio. A cidade também é reconhecida pela sua vida noturna agitada. O setor representa cerca de 13% do PIB da cidade.

Entre os equipamentos turísticos, temos na Barra Sul do município, um teleférico que agrega o Complexo Turístico UNIPRAIAS e que liga a Praia Central à Praia das Laranjeiras e às demais praias da região sul de Balneário Camboriú: Taquaras, Taquarinhas, Pinho, Estaleiro e Estaleirinho. Pinho é a primeira praia de nudismo oficial do Brasil. Essas praias são interligadas por uma estrada denominada Linha de Acesso às Praias (LAP), mais conhecida como Interpraias, que se estende até os limites do município de Itapema.


Cultura

Vista aérea da Praia do Buraco

Balneário Camboriú tem sua origem cultural na base luso-açoriana. Entre as manifestações locais, estavam: Folguedo do Boi-de-Mamão, Cantorias de Terno-de-Reis, tecelagem em tear de pente-liço, cerâmica artesanal ou louçaria de barro, fabricação de farinha de mandioca em engenho, pesca artesanal de tainha, brincadeira do boi. Na gastronomia, estavam as derivações de pratos a base de frutos do mar e farinha de mandioca, como a sopa de siri, pirão com peixe, tainha escalada (tainha cortada pelo dorso, salgada e seca ao sol, assada na grelha), sopa e bolinho de peixe, sardinha frita, em conserva ou a jato. Essas manifestações ainda são percebidas no Bairro da Barra e nas praias do sul.

Devido à migração de pessoas motivadas pela vida no litoral, a partir da década de 1960, houve um significativo aumento demográfico, agregando outras apropriações culturais às manifestações locais, contribuindo para a formação da diversidade cultural da cidade, principalmente na região central.

Hoje, é comum a prática de bocha e do dominó na praia entre as pessoas mais maduras, e atividades aeróbicas, como caminhada, corrida, passeios de bicicleta, skate, roller, para os moradores da região central. Durante o verão, o município é tomado por turistas de várias partes do Brasil, bem como de outros países, especialmente do Uruguai, Paraguai, Chile e Argentina, que, no alto verão, são em maior número que os próprios moradores. Além da praia, a vida noturna é bastante importante. A parte sul da cidade, bem como seus arredores, é muito conhecida pelas casas sertanejas e baladas mundialmente conhecidas.


Caso você queira enriquecer a sua experiência de viagem, o litoral catarinense tem muito a oferecer. São parques, baladas, compras, gastronomia e as melhores praias do Sul do Brasil. Para ter pelo menos uma ideia do que visitar, confira a distância entre Balneário Camboriú e algumas das principais cidades de Santa Catarina.

Parque Beto Carrero World (Penha): 35,9 km
Blumenau: 63 km
Bombinhas: 36,2 km
Porto Belo: 30,6 km
Florianópolis: 82,3 km
Nova Trento: 63,6 km
Brusque: 43 km
Itajaí: 12,4 km


E então, ficou com vontade de conhecer Balneário Camboriú e o litoral de Santa Catarina?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RÉVEILLON: CINCO lugares para conhecer enquanto estiver em Salvador.

ILHA GRANDE

Montego BayJamaica