Guia: Passaporte

Tirar o passaporte é a primeira etapa para a regularização e realização de uma tão sonhada viagem internacional, o passaporte é um documento de identidade, intransferível e de uso pessoal, que funciona como um atestado de nacionalidade, que solicita a entrada e transitamento do cidadão determinado na área sob outra jurisdição. Sua emissão é oriunda do governo, no caso brasileiro, o órgão responsável é a Polícia Federal do Brasil.
Neste contexto, os passaportes têm como funções principais a identificação e proteção do portador em países do exterior. Sua configuração foto, data de nascimento, nacionalidade, assinatura e informações relativas às motivações do detentor no Estado.
Devido ao Mercosul (Mercado Comum do Sul), organização intergovernamental que visa a integração econômica de países sul-americanos por meio de uma união aduaneira, cidadãos dos países-membro dispõe de livre circulação, sem necessidade de passaporte e visto de entrada, tornando-os destinos turísticos muito populares entre os brasileiros. Os atuais componentes da organização são Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Colômbia, Peru, Equador e Venezuela. Entretanto, a apresentação do Registro Geral (RG) atualizado é obrigatória, pois é o único documento de identificação oficial válido.
No demais, cerca de 150 países não exigem visto de brasileiros. Ainda na América do Sul, o Suriname e a Guiana Francesa; bem próximo, na América Central, é possível visitar 18 países sem visto, incluindo Jamaica, Panamá, Costa Rica e as Bahamas. A Europa, por sua vez, dispõe de um grande número, 27 países, entre eles, Holanda, Portugal, Alemanha, Espanha e Itália se destacam como destino turístico.
Apesar do continente asiático ser culturalmente distante, ele possibilita viagens a 7 países sem a posse do visto, entre os destinos, Cingapura, Hong Kong e as Filipinas se sobressaem. Na África, somente 5 países autorizam a entrada sem visto, fato que torna a África do Sul um dos maiores destinos turísticos da região. A Oceania possui legislação mais rígida, e apenas a visitação da Nova Zelândia é permitida na ausência de burocracias. Entre os países que exigem vistos, alguns demandam apenas para longos períodos.
Qualquer cidadão pode solicitar um passaporte desde que cumpra regularmente as suas obrigações eleitorais e detenha a documentação atualizada. O requerimento do passaporte exige a disposição de um conjunto de documentos, no qual deve constar um documento de identidade, título de eleitor (ou comprovante de quitação eleitoral), CPF, e passaporte anterior, caso o tenha, homens devem dispor da carteira militar, o passaporte tem 10 anos de validade. Para crianças menores de 12 anos e menores de idade, o trâmite exige documentos específicos e possui tempo de validade inferior.
Em caso de urgência, a emissão do passaporte de emergência é viabilizada, contudo, é válido apenas por 1 ano e se restringe a casos exclusivos, como desastres naturais, problemas de saúde graves (do detentor ou parente próximo), ajuda humanitária, demanda da administração pública, entre outros.
Alguns países e regiões, além do passaporte atualizado e da propriedade do visto,





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RÉVEILLON: CINCO lugares para conhecer enquanto estiver em Salvador.

ILHA GRANDE

Montego BayJamaica