Serra Gaúcha: Região das Hortênsias

A Serra Gaúcha é um acidente geográfico localizado no nordeste do Rio Grande do Sul. A geografia regional promete ser uma atração à parte, seu clima oceânico destoa das demais regiões brasileiras, com precipitação regular e clima temperado, que permite a ocorrência de geadas e nevadas durante o inverno. O relevo, por sua vez, permite a contemplação de serras e montanhas que muito agradam o olhar de todos.
 O ambiente é socioculturalmente diverso devido à forte influência das culturas alemãs e italianas, que o subdivide em três regiões culturais centrais: Região Alemã, Região Gaúcha e Região Italiana. As divisões miscigenam a cultura brasileira com a europeia, e, junto à hospitalidade dos moradores locais, garantem conquistar turistas de todos os tipos.
Apesar de todo o turismo local ser extremamente desenvolvido e apreciado, especialmente em virtude da presença marcante de videiras e vinícolas tradicionais, a Região das Hortênsias (Região Alemã), que conserva tradições desde a chegada dos imigrantes alemães, é destino de viagem muito popular entre os turistas brasileiros graças a sua arquitetura encantadora e aos seus grandes festivais, além da possibilidade de ver neve durante o inverno.




Canela
Além de sua tradicional beleza arquitetônica com moldes europeus, a cidade serrana possui diversos pontos turísticos e atrações que envolvem diferentes públicos. O município é conhecido por suas áreas de preservação ambiental e parques - como o famoso Parque do Caracol -, mas também conta com museus, parques de diversões e atividades de Turismo de Aventura e Ecoturismo.


Nova Petrópolis
A cidade popularmente apelida como "Jardim da Serra Gaúcha", conta com o charme alemão característico da região e dispõe de uma quantidade abundante de flores coloridas por toda a sua extensão, especialmente na região central. Os turistas também são atraídos por seus parques históricos e áreas de preservação ambiental.

Caxias do Sul
É considerada a cidade mais importante da Serra Gaúcha, sendo a segunda mais populosa do estado. Seu diferencial entre as demais cidades da Região das Hortênsias, é a sua cultura, predominantemente influenciada pelos costumes italianos. Entre suas atrações turísticas, a principal é a Festa da Uva, que celebra das tradições históricas da comunidade com apresentações, jogos e manifestações artísticas e históricas.


São Francisco de Paula
Além de ser grande produtora nacional de maçã, batata, hortaliças e criação de gado, a cidade é conhecida por sua beleza natural e a grande diversidade de sua vegetação. Neste contexto, possui como principal atração turística a Floresta Nacional de São Francisco de Paula, unidade de conservação federal de visitação e uso sustentável, além do Lago São Bernardo e suas barragens.



Gramado
Assim como Canela, a cidade é extremamente apreciada pelos turistas e dispõe de uma arquitetura admirável, gastronomia saborosa e paisagens encantadoras. O pequeno município também desfruta de pontos turísticos, como o Museu do Vapor e o Lago Negro, além da sua atração principal, o Mini Mundo, que contempla diversas miniaturas de cidades.




#DicaExtra: Natal Luz
O nacionalmente conhecido Natal Luz, ocorre na cidade de Gramado, que além de e assemelhar aos vilarejos europeus, durante o mês de dezembro conta com um show de luzes, desfiles alegóricos e inúmeros eventos e apresentações natalinas que proporcionam experiências inesquecíveis para visitantes de todas as idades.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comissários de bordo revelam 10 coisas que você nunca deve usar em um avião

Rio de Janeiro: Região Serrana